2019/09/28

Como criar uma carteira anti-RFID


Quem se preocupar com a possibilidade dos seus cartões wireless RFID ou NFC poderem ser copiados por alguém que se aproxime da sua carteira, poderá gostar de saber que facilmente pode proteger-se contra essa eventualidade sem necessidade de comprar uma carteira dispendiosa.

Embora surjam no mercado cada vez mais carteiras e bolsas que prometem proteger os cartões wireless de tentativas de utilização indevida, existe uma solução à "MacGyver" que utiliza um dos seus ingredientes favoritos - a fita adesiva - e outro que será o ingrediente número um dos fãs das teorias da conspiração da espionagem: folha de alumínio.

Com fita-adesiva e folha de alumínio, temos tudo o que é necessário para criar uma bolsa que protege os cartões wireless, impedindo as comunicações indevidas, a não ser quando tiramos os cartões para os utilizar.


De notar que este tipo de projecto deverá ser sempre validado antes de assumirem que está a funcionar como deve. Coloquem um dos cartões dentro da bolsa e tentem fazer uma operação wireless; e se não for possível, fica confirmado que está protegido.

Caso ainda funcione, podem tentar repetir o projecto, mas com dose reforçada de folha de alumínio e fita adesiva (duas camadas) para protecção acrescida.

2 comentários:

  1. Fiz uma dessas bolsas quando tinha um desses cartões com contactless, mas sinceramente nunca gostei do seu aspecto.
    Acabei por encomendar um bloqueador da "Koruma ID Protection" do ebay (https://www.ebay.co.uk/itm/191726414850) mas aparentemente agora os portes estão muito elevados e compensa mais directamente do web site deles ( https://www.koruma.co.uk/product-eng-5-RFID-Blocking-contactless-card-protector-horizontal.html ) porque os portes são mais em conta e dependem do peso... não é logo taxa máxima (mais caro do que se fosse do web site até aos 1000 gramas). A empresa tem muitos outros produtos.
    Sim, testei a capa protectora, nos terminais do LIDL, e de facto funciona, o terminal contactless não consegue ler o cartão dentro da capa protectora.

    ResponderEliminar
  2. Há 4 anos atrás tive necessidade de comprar uma carteira nova. Decidi-me por uma da Samsonite, pois uma das vantagens era ser "RFID protected".

    Pois não protege coisa nenhuma... fiz o teste num terminal ao fazer um pagamento de uma compra e funcionou... o problema é que eu fiz o teste praí 2 meses depois de ter comprado a carteira, e já nem tinha o talão para devolver. E o modelo alternativo que vi na altura não gostei muito, pelo que optei por ficar com ela.

    ResponderEliminar