2019/09/21

Como pôr um ESP32-CAM a funcionar


Criar uma câmara digital capaz de enviar imagens via WiFi é algo que agora está disponível por poucos euros e ao alcance de qualquer pessoa, graças a sistemas como o ESP32-CAM.

O ESP32-CAM é um dos kits mais irresistíveis para quem quiser criar a sua própria câmara IP capaz de fazer streaming via WiFi (e até reconhecimento facial directamente no micro-computador) - e que por cá já falamos, sendo possível apanhá-lo por menos de 5 euros quando está em promoção.


Mas hoje, o que trazemos é um tutorial que poderá auxiliar aqueles que não se sentirem tão à vontade a mexer neste tipo de coisa, sendo que não há motivo para "ter medo".

Passo por passo, este instructables explica tudo o que é preciso fazer para se colocar um ESP32-CAM em funcionamento, transmitindo imagens via WiFi que poderão ser vistas num browser.

Depois disso, como se costuma dizer, o céu é o limite, já que poderão começar a explorar coisas como detecção de movimento, reconhecimento facial (ou objectos), e considerar a sua interligação com mais sistemas. Por exemplo, com reconhecimento facial ligado a um Home Assistant, podem potencialmente usá-lo para que sejam seguidas rotinas diferentes quando se detecta a entrada em casa de membros diferentes da família: podendo começar a tocar a playlist de cada, por exemplo. :)

1 comentário:

  1. Ou então é so instalar o ESPhome que tem já tem o componente para a camera sobre o ESP32

    ResponderEliminar