Quem ainda se der ao trabalho de gerir as suas fotos à moda antiga, e quiser espremer o máximo de cada uma dela, poderá gostar de conhecer o Darktable, programa open-source que se assume como alternativa a programas pagos como o Lightroom e equivalentes.
Hoje em dia a maioria das pessoas contentar-se-á em atirar todas as fotos para o Google Photos, e deixar que seja o serviço a sugerir as alterações a fazer e a criar os álbuns de fotos. Para quem não se enquadrar nesse grupo, poderá querer experimentar este Darktable, um verdadeiro estúdio de "revelação fotográfica" digital..
O programa é open-source e está disponível para Windows, macOS, Linux; permite fazer edição não-destrutiva das fotos; conta com aceleração por hardware para interacção imediata; está disponível em múltiplas línguas (incluindo português); suporte para live-view nalgumas câmaras; gestão avançada de colecção de fotos; permite a criação de scripts para facilitar tarefas repetitivas; e conta com design modular para expansão ilimitada das suas capacidades.
... E sim, é completamente gratuito.
Muito bom. Obrigado.
ResponderEliminarAbre arquivos em raw?
ResponderEliminarSim: "Image formats: darktable can import a variety of standard, raw and high dynamic range image formats (e.g. JPEG, CR2, NEF, HDR, PFM, RAF … )."
EliminarPara mim, bem melhor o Rawtherapee
ResponderEliminar