2019/09/15

Android 10 vai permitir acesso simultâneo do microfone (em certos casos)


O Android 10 está repleto de pequenas alterações internas, e uma delas é referente à possibilidade de várias apps poderem ter acesso ao microfone em simultâneo.

Embora possa ter passado despercebido à maioria dos utilizadores, até ao momento o acesso ao microfone apenas era possível por uma única app de cada vez; e com restrições variadas dependendo de estar em primeiro plano ou em background (no Android 9 só as apps em primeiro plano podiam ter acesso ao microfone). Com o Android 10 a Google fez várias alterações, mas o resultado está longe de ser uma partilha global do microfone por múltiplas apps - em vez disso focando-se na situação do microfone poder ser acedido pelo Google Assistant sem prejudicar demasiado outra apps que tivessem acesso ao microfone.

A Google dá vários exemplos de partilha de microfone no Android 10.
  • Assistant + app comum
  • Serviço de Acessibilidade + app comum
  • Duas apps comuns
  • Chamada de voz + app comum

Começando pelo caso das apps comuns (instaladas pelo utilizador), apenas uma app pode ter acesso ao microfone, como acontecia dantes. Com a app que estiver em primeiro plano a ter prioridade. No caso de ser um serviço de acessibilidade, o microfone pode ser partilhado pelo serviço e pela app, mas só se o serviço estiver com interface visível no ecrã. No caso do Assistant, passa-se exactamente o oposto, o microfone pode ser partilhado mas apenas se o Assistant não tiver interface visível, pois se tiver, o microfone deixa de ser partilhado com a app comum.

No caso das chamadas, a chamada tem sempre prioridade sobre o acesso ao microfone, mas é possível que um serviço de acessibilidade ou app "privilegiada" (pré-instalada com o sistema, estilo Assistant) também possam ter acesso ao áudio.

Resumindo: ainda não será desta que poderemos ter apps de gravação de chamadas para o Android 10 na Play Store.

1 comentário:

  1. E tanta falta que me faz um gravador de chamadas...

    O que recomendam?

    ResponderEliminar