2019/09/15

Sistema de AI supera exames de 8º e 12º ano


Investigadores deram mais um importante passo no desenvolvimento de sistemas de A.I. ao criarem uma A.I. que foi capaz de passar sem dificuldade os exames de ciências do 8º e 12º anos.

Os assistentes digitais com que interagimos mais frequentemente (Google Assistant, Siri, Alexa, Cortana) rapidamente demonstram a sua falta de inteligência assim que tentamos desviar-nos um pouco dos comandos básicos que conseguem compreender, mas há A.I. que parecem ser bem mais capazes... até mesmo quando submetidas a exames escolares.

Há quatro anos, houve um desafio para que fosse criado uma A.I. capaz de superar um teste de ciência do 8º ano. Mais de 700 investigadores participaram, tentando ganhar o prémio de 80 mil dólares que estava em jogo, mas todos falharam. Mas agora, o sistema de A.I. Aristo criado pelo Allen Institute for AI não só conseguiu superar um teste de 8º ano com uma pontuação de 90%, como também conseguiu passar um do 12º ano com mais de 80%. (Dou-me por feliz por, num teste rápido de 5 perguntas, também as ter conseguido acertar correctamente...)

Mesmo o facto de ter sido concebido para lidar apenas com perguntas de resposta múltipla lhe retira o mérito (não esquecer que há quatro anos ninguém o conseguiu fazer). E, extrapolando isto para daqui a uns anos, assumindo que tecnologia como esta chegará às mãos do público através dos nossos assistentes digitais, seguramente fará sucesso entre os alunos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)