2019/09/27

Darpa quer acelerar redes 100x com FastNIC


As velocidades das redes não têm acompanhado a evolução do processamento dos CPUs, motivo pelo qual a Darpa procura uma "revolução" com o projecto FastNIC, que permita acelerar 100x a velocidade das mesmas.

Há muitas tarefas que podem tirar partido de CPUs super-velozes sem quaisquer constrangimentos externos, outras há que podem estar limitadas pela velocidade dos sistemas de armazenamento, mas muitas outras acabam por estar limitadas pelas redes de comunicações que interligam múltiplos computadores. As ligações de rede de 1Gbps, outrora consideradas hiper-velozes, são agora um grande entrave às comunicações, e até mesmo as redes de 10Gbps que vão entrando no mercado lentamente, não chegam para responder às necessidades numa era em que começamos a lidar com SSDs capazes de transferir mais de 5GB/s (40Gbps).

Para tentar resolver o problema, a Darpa lança o projecto / desafio FastNIC, que pretende refazer de raiz todo o sistema de comunicação por rede, por forma a atingir velocidades 100x superiores às actuais: 10 Terabits por segundo (ou seja, 1.25TB/s!)

Há desde já a promessa que todas as bibliotecas e software que venha a ser criado será open-source, mas não é dado qualquer prazo para que o objectivo dos 10Tbps seja alcançado. Por isso, até lá teremos que nos contentar com o que temos... sendo a única consolação saber que há gente a trabalhar afincadamente para fazer com que as ligações de rede sejam capazes de responder às necessidades dos próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)