2019/09/01

Estão os homens a cantar mais agudo?


Se tiverem ficado com a impressão de que as vozes dos intérpretes masculinos de música pop estão a ficar mais agudas, há quem se tenha dado ao trabalho de tirar isso a limpo, num fabuloso trabalho de visualização musical.

O site Pudding dedica-se quase exclusivamente a contar histórias de forma visual, e a sua investigação sobre o tom de voz dos cantores pop masculinos resultou numa história interactiva que se torna de visita obrigatória. Pelo caminho ficaremos a saber se realmente os cantores estão a cantar mais agudo nos últimos anos... e também relembrar alguns clássicos das décadas passadas.

Quem preferir tem também uma versão alternativa no YouTube... mas primeiro aconselhem a que vejam a versão interactiva, e com headphones de preferência.


3 comentários:

  1. lá está nos anos 70 com o disco e nos anos 80 com o metal havia vozes muito mais agudas, nos anos 90 e 2000 é que deixou de haver até porque não havia muitos cantores masculinos no pop, foi a era das artistas pop. os homens era mais punk rock e hip-pop, hoje em dia as vozes agudas nos artistas masculinos estão a voltar porque os homens estão voltar a cantar estilos que admitem a inserção de vozes agudas.

    ResponderEliminar
  2. Iron Maiden... Não é pop, obviamente, mas a voz do Bruce Dickinson vale como uma lição sobre a dinâmica da voz nos últimos 40 anos, eh, eh...

    ResponderEliminar