2019/09/03

Facebook testa esconder contagem de likes


Depois da expansão dos testes no Instagram, o Facebook decidiu aplicar a mesma táctica de esconder a contagem dos likes ao próprio Facebook.

Depois das acusações que dizem que o contador de likes funciona como uma medida para competição constante e que acaba por pressionar os próprios utilizadores, que se sentirão "forçados" a gostar de coisas que têm muitos likes, mas poderem sentir-se renitentes em fazer like em coisas que gostem mas que não tenham muitos likes, o Facebook avançou com um teste que esconde essa contagem - começando pelo Instagram. Agora, também parece estar a seguir pelo mesmo caminho no Facebook.


Fazer desaparecer a contagem dos likes do olhar público (continuará visível para os criadores das páginas, etc.) parecerá estranho, tendo em conta que, durante anos, foi promovido como sendo a "medida do sucesso". Mas, pode acabar por resultar mesmo naquilo que se pretende: eliminar a "pressão" sobre os utilizadores, que assim poderão fazer like, ou não, dependendo daquilo que acham, sem se preocuparem com o que acharam os seus amigos e demais pessoas.


No entanto, o Facebook já demonstrou (infelizmente) que raramente faz qualquer alteração sem que isso resulte num qualquer benefício a seu favor. Pelo que, a verdadeira pergunta que importa colocar é: o que vai o Facebook ganhar com isto? (Se calhar estará relacionado com a remoção da menção do "gratuito" da sua página principal: fazendo com que a contagem dos likes fique escondida, a não ser para quem optar pela modalidade paga do Facebook?)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)