2019/08/29

Facebook muda página inicial de "gratuita" para "rápida e fácil"


A maioria dos utilizadores poderá nem ter notado, mas o Facebook fez uma pequena alteração na sua página inicial, deixando de fazer destaque a que se trata de um serviço gratuito.

Durante anos, a página inicial do Facebook recebia os visitantes com um pedido para aderirem ao serviço, referindo que se tratava de um serviço gratuito e que "seria gratuito para sempre". Mas agora essa mensagem foi substituída por outra que refere apenas o que serviço é "rápido e fácil".

Sabendo que plataformas como o Facebook estão constantemente a fazer os chamados testes A/B, apresentando alterações a diferentes grupos de utilizadores, para ver quais produzem melhores resultados; poderá ter sido uma simples alteração que resulte do facto da mensagem "rápido e fácil" ter tido melhor aceitação por parte de novos utilizadores do que o "gratuito". Mas ainda assim, não deixa de levantar algumas dúvidas quanto a potenciais alterações que o Facebook esteja a preparar para o futuro, eventualmente passando a disponibilizar modalidades pagas que iriam contra a promessa feita na sua página inicial.

Não deixa de nos fazer lembrar de quando a Google removeu o "don't be evil" do seu código de conduta; e antecipar que, nesta fase, ambas as plataformas pouco crédito têm junto dos utilizadores a nível de confiança para que façam as coisas mais correctas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)