2019/08/29

Huawei Mate 30 sem apps da Google?


A Huawei pode estar prestes a enfrentar a sua primeira prova de fogo, com um suposto relato da Google que diz que o próximo Mate 30 não poderá contar com as apps da Google nem um Android certificado.

Não é segredo que os EUA sob a administração Trump têm feito todos os possíveis por apertar a Huawei, incluindo-a na lista de empresas proibidas de utilizar tecnologia norte-americana e não estando dispostos a fazer grandes favores - mesmo depois de Trump ter dito que iria reduzir um pouco as restrições, todas as centenas de pedidos feitos por empresas dos EUA para fornecer material à Huawei têm sido recusados. A única coisa que tem impedido que os efeitos deste bloqueio se façam sentir desde já, foi uma extensão do prazo que permite que a Huawei continue a ter acesso durante 90 dias... mas que se aplicará apenas a produtos já no mercado, o que levanta sérias questões para os novos lançamentos.

O próximo grande lançamento esperado da Huawei é a família Mate 30, que estreará o novo Kirin 990 (que vai ser apresentado na IFA a 6 de Setembro), e é precisamente esse o modelo sobre o qual recaem todas as atenções. Particularmente depois da Reuters noticiar que teve informações vindas directamente da Google, de que o Mate 30 não poderá contar com as apps da Google.

Tentar lançar um Mate 30 no mercado ocidental sem acesso às apps e serviços da Google seria uma manobra muito arriscada - embora no mercado doméstico, onde os serviços Google já estão bloqueados, isso nem se faria sentir (e a Huawei tem usufruído de uma onda de solidariedade, por causa da situação com os EUA). No entanto, o mais certo será ter que esperar até Outubro - assumindo que a Huawei mantém as datas habituais de lançamento dos Mate - para vermos o que o Mate 30 nos irá trazer. Até lá, vamos ver se a Huawei revelará novidades na IFA (para além do Kirin 990) que permitam antever os seus planos para o Mate 30.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)