2019/09/11

Google Photos facilita acesso ao EXIF


Aceder à informação adicional EXIF sobre as fotos no Google Photos passa a estar a um gesto de distância.

O acesso à informação EXIF sobre das fotos no Google Photos, indispensável para se saber com que smartphone / câmara foram tiradas, assim como a indicação da objectiva, abertura, velocidade e sensibilidade, era algo que até recentemente obrigava a tocar nas opções adicionais da foto, e de seguida em "info". Mas agora, a Google facilitou o processo, bastando fazer um gesto de deslizar para cima na foto para que as informações surjam imediatamente na parte inferior.


Talvez ainda mais prático do que ter acesso às informações da câmara, é o facto de por lá também encontrarmos o campo da descrição, que assim torna mais prático adicionar (ou ler) qualquer informação adicional que se queira anexar às fotos.

Por muito avançado que seja o sistema de reconhecimento da Google para nos ajudar a encontrar fotos de praias / animais / comida / flores / etc. não haverá A.I. que substitua descrições feitas manualmente para situações específicas. :)

6 comentários:

  1. Finalmente uma maneira fácil de mudar a data de fotos digitalizadas antigas para aparecerem de forma cronológica. Já esperava por isto à uns tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já era possível fazer há que tempos.

      Eliminar
    2. Mas apenas no site para desktop certo? Para mobile não vejo como editar.

      Eliminar
    3. Sim, com efeito, só agora é que verifico que apenas encontro essa opção quando estou no navegador do computador (neste caso, em Firefox).

      Eliminar
  2. O melhor desta atualização é a facilidade com que se passa a poder aceder ao campo da descrição das fotos.

    Tiro fotos a tudo e mais alguma coisa para conseguir documentar a minha própria vida em todos os assuntos possíveis, e na maior parte das vezes, só mesmo com as minhas próprias palavra é que consigo encontrar "aquela" foto específica, porque a AI da Google é boa mas ainda está em idade pré-escolar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço o mesmo, principalmente as contas para pagar.

      Eliminar