2019/09/20

Google começa a mostrar secções dos vídeos nas pesquisas


Da próxima vez que estiverem a procurar algo num vídeo, não se admirem se virem o Google a apresentar diferentes secções / capítulos que permitem saltar exactamente para o ponto que se deseja.

Não há nada mais irritante do que querer dar com determinada parte num vídeo longo, e ter que andar para trás e para a frente, às "cegas", a tentar encontrá-lo - algo nada facilitado pela tendência de muitos vídeos no YouTube prolongarem desnecessariamente a conversa para atingirem a marca mágica de mais de 10 minutos para poderem apresentar mais publicidade.

De forma idêntico aos capítulos nos filmes Blu-ray, também os vídeos do YouTube passam a poder contar com secções diferenciadas, que podem ser apresentadas nos resultados das pesquisas, permitindo que os utilizadores saltem directamente para a parte que lhes interessa.

A parte mais desanimadora é que, quando se esperava que isto fosse feito com recurso à magia do reconhecimento de imagens da Google, descobre-se que afinal se trata de uma segmentação feita manualmente pelos próprios criadores de vídeos. Algo que elimina erros potencialmente embaraçoso das "inteligências artificiais", mas resulta em trabalho acrescido para quem edita os vídeos - e também abre as portas a descrições abusivas ou falsificadas (ao estilo dos thumbnails enganadores que continuam a ser utilizados frequentemente para ilustrar vídeos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)