2019/09/18

Google vai encerrar serviço de jogos multiplayer do Google Play Games em 2020


A Google volta a demonstrar o risco que é depender dos seus serviços, anunciando que irá encerrar o serviço de suporte de jogos multiplayer real-time e turn-based do Google Play Games.

Os jogos multiplayer representam uma grande fatia dos jogos mobile, e não foi surpresa ver a Google a querer facilitar o trabalho dos developers. Com o Google Play Games, criou múltiplos serviços que facilitavam o processo de criação de jogos que mantivessem tabelas globais de pontuação, gestão de amigos, e também tratavam das comunicações no caso de jogos multiplayer em tempo real ou por turnos.

Pois bem, agora todos esses jogos irão deixar de funcionar, pois a Google anunciou que irá encerrar esses serviços a 31 de Março de 2020.

A situação mais chata será no caso de jogos mais antigos, já abandonados pelos developers, e que iam funcionando em multi-player graças a estes serviços da Google. A partir daquela data, deixarão de funcionar, sendo pouco provável que os seus criadores estejam dispostos a implementarem alternativas que seguramente obrigariam a um esforço substancial tanto a nível de programação, como depois a nível de sustentar o serviço economicamente.

Seja como for, será mais uma lição para o futuro: há que pensar duas vezes antes de considerar qualquer dependência num serviço da Google (e não só).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)