2019/09/23

Huawei Mate 30 sem bootloader desbloqueado


Depois de ter sido noticiado que a Huawei iria desbloquear o bootloader no Mate 30 sem apps da Google, a marca chinesa vem clarificar que afinal não será esse o caso.

A Huawei confirmou os receios dos fãs ao apresentar o Mate 30 sem ter apps e serviços da Google pré-instalados, mas essa situação posteriormente revelou poder tornar-se num mal que veio por bem, com as indicações de Richard Yu de que o Mate 30 poderia ter um bootloader desbloqueado, permitindo que os utilizadores pudessem instalar outras versões do Android, incluindo algumas que pudessem vir com as apps da Google. Sabendo-se que o bloqueio do bootloader tinha sido uma medida que afastou muitos fãs que consideram isso uma capacidade que não estão dispostos a abdicar, parecia que as coisas estariam bem encaminhadas para iniciar uma reaproximação à comunidade open-source.

Infelizmente, não será o caso, pelo menos por agora. A Huawei veio clarificar que não há planos imediatos para desbloquear o bootloader do Mate 30 ou qualquer outro dos seus modelos, pelo que tudo volta a ficar na mesma.

Embora não seja obrigatório ter o bootloader desbloqueado para se poder instalar as apps da Google, acaba por ter um efeito cumulativo na lista de prós e contras dos que estiverem a considerar a compra de um Mate 30. E sem as apps da Google e sem bootloader desbloqueado, a Huawei corta desde logo um vasto número de potenciais interessados.

12 comentários:

  1. O comum dos mortais nem sabe o que é um bootloader..., Logo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas afasta os que sabem, que por sua vez desaconselharão o modelo aos amigos, que dirão aos seus amigos, e assim sucessivamente.
      (E se dantes isso podia não ter grande impacto, por se ter acesso à Play Store, sem Play Store os potenciais compradores já poderão começar a dar mais ouvidos a essas advertências.)

      Eliminar
    2. Cabe à população geek aconselhar amigos e familiares na direção certa. Imagina comprar um portatil e não poder substituir o windows/sistema-operativo que vem de raiz?

      Cabe ao geek saber estas coisas. É a eles que as pessoas recorrem quando querem comprar um telemóvel e pedem uma opinião.

      As minhas costumam ser as seguintes:
      - Equipamentos só android one. Vantagens: updates de segurança garantidos para essas pessoas que já por si são descuidadas e um GUI uniformizado.
      - Equipamentos tendencialmente desbloqueaveis (como o bootloader)
      - Fora das operadoras

      Eliminar
    3. Eu concordo a 100% com o comentário do Sr. ALC. A maioria das pessoas quer é saber se as fotos são boas, se a bateria dura o suficiente! Para redes sociais e vídeos do YouTube qualquer porcaria serve!
      Agora noutra nota eu penso que este novo modelo da Huawei corre o risco de ser temporalmente efémero.

      Eliminar
  2. É por isso que não recomendo este telemóvel e/ou huawei a ninguém.

    Fica-se para sempre prisioneiro do software da huawei. isto devia ser simplesmente proíbido.

    ResponderEliminar
  3. nada como a xiaomi....

    ResponderEliminar
  4. Sem nada ter que ver com o bootloader, a minha maior duvida é se afinal vai ser possivel instalar apk dos serviços da google ou nao? ja li de tudo...uns dizem que sim outros dizem que nao.

    Este mate 30 vai ser um telemovel muito dificil de convencer os utilizadores a comprar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=kgiPvivqSRk

      Eliminar
  5. Eu acho que eles nem vão colocar este equipamento há venda na Europa, seria um completo suicídio.

    ResponderEliminar
  6. Quase sempre há forma de dar a volta aos bootloaders bloqueados...
    Pior que isso são os processadores Mediatek... Isso sim, é fugir deles!

    ResponderEliminar