2019/09/21

Jogos do steam podem ser revendidos - diz tribunal francês


Para desagrado da Valve, um tribunal francês decretou que os utilizadores europeus têm o direito de vender os jogos digitais que compraram na plataforma Steam.

O Tribunal de Grande Instance de Paris não ficou sensibilizado pela defesa da Valve, que tentou argumentar que o Steam era equivalente a um serviço de subscrição, e considerou que uma vez que as compras são permanentes, os compradores deverão ter o direito a poder vender os jogos usados tal como aconteceria se se tratassem de jogos em suporte físico - e como garantem as leis europeias.

O Tribunal dá à Valve três meses para fazer as devidas correcções, mas a empresa já veio dizer que pretende recorrer da decisão, o que seguramente irá fazer com que uma decisão verdadeiramente final fique adiada para data a anunciar.

Assumindo que a decisão se irá manter, em linha com o que diz a lei europeia, é de esperar que este tema se venha a alargar para outras plataformas e conteúdos, como a compra de filmes, músicas, e apps, podendo afectar a App Store da Apple, Play Store da Google, e outros. Vai ser interessante ver como será o desfecho deste caso, e as repercussões das suas implicações.

6 comentários:

  1. espetaculo, ja posso recuperar 10€ a vender os 100 jogos que nao jogo para outra pessoa os comprar para tambem nao os jogar

    ResponderEliminar
  2. hahahaha lol
    mesmo a serio, para mim nao faz muito sentido vender os jogos da steam, sim é verdade que a maioria dos jogos nao jogo ha muito mas dai a vender. melhor coisa para a steam integrar serio a possibilidade de emprestar jogos por ex.

    ResponderEliminar
  3. Delicioso.

    Finalmente mais um "tau-tauzinho" nessas empresas gigantes. Bem merecem.

    Embora tenhamos sido uns totós de meia noite vezes e vezes sem conta quando comparados com a muito mais dinâmica capacidade de iniciativa dos americanos, é bom verificar que são os europeus a mostrar como se deve fazer neste aspeto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que não vão ser os grandes a sofrer, são os pequenos developers. As implicações caso isto vá para a frente vão ser grandes...

      Eliminar
    2. os pequenos é que vao passar mal e muito mal, pois tudo o que for jogos que so tenham single player vao ser jogados e vendidos, quebrando as vendas.

      Eliminar
    3. Não exactamente. Será como já acontece no formato físico, algumas pessoas revendem, outras guardam para colecção.

      Eliminar