2019/09/07

Kindle transformado em relógio literário


Os fãs dos relógios originais (e da leitura) poderão estar interessados em transformar um Kindle num relógio capaz de apresentar o tempo utilizando citações literárias.

O projecto para transformar um Kindle num relógio literário é bastante simples, e dispensa qualquer tipo de habilidade para a soldadura ou mexericar em electrónica. Tudo é feito puramente do lado do software, que começa pela necessidade de se fazer "jailbreak" ao Kindle, para se ter acesso ao sistema e fazer com que faça exactamente o que se deseja.

Depois, o processo limita-se a apresentar uma imagem pré-construída para cada minuto do dia, baseada em citações de obras literárias que contenham a hora indicada.

O projecto transforma até o processo num mini-passatempo, já que as citações podem ser mostradas sem indicar o autor e o livro, sendo necessário pressionar num dos botões para que essa informação seja revelada, validando a resposta dos que tentarem adivinhar.


Quem não tiver um Kindle, ou simplesmente quiser uma forma mais simples de replicar este relógio num qualquer tablet, basta recorrer a um browser que tenha modo full-screen, e apontá-lo para esta página Literature Clock, que apresenta as citações utilizadas neste projecto, minuto a minuto (e é open-source, e podem correr localmente, se desejarem).


P.S. Quem tiver paciência, poderá procurar por citações de obras em português para cada minuto do dia, para fazer uma versão nacional que seria seguramente ainda mais interessante. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)