2019/09/07

zFRAG desafia-nos a desfragmentar um disco manualmente


O zFRAG é um curioso jogo, que revive as memórias de desfragmentação dos discos rígidos, agora em experiência "zen" controlada pelo utilizador.

Actividade perdida no tempo, desconhecida das gerações habituadas a utilizar SSDs, a desfragmentação dos discos era uma actividade indispensável e regular de todos os que desejavam manter o máximo desempenho dos seus PCs. A utilização do desfragmentador tornava-se numa experiência quase hipnótica, vagarosamente alinhando os conteúdos do disco de modo a que não ficassem fragmentados com parte por todo o lado, tornando o seu acesso mais lento. Em discos severamente fragmentados, era algo que poderia fazer uma diferença substancial... mas que também podia levar horas a concluir.


Agora, essas memórias são recuperadas por este curioso zFRAG que transforma a desfragementação do disco num jogo - mas não se preocupem, pois é mesmo apenas um jogo, e não irá mexer no posicionamento dos ficheiros no disco!

O jogo está disponível gratuitamente para Windows, Mac e Linux, a um download de distância.


P.S. Caso ainda utilizem discos tradicionais, uma desfragmentação ocasional, particularmente em discos com criação e eliminação intensiva de ficheiros, continua a ser recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)