2019/09/06

MS recupera PowerToys para o Windows 10


Quem achar que o seu Windows 10 não faz tudo aquilo que deseja, vai passar a poder contar com a ajuda dos PowerToys, começando por uma bem-vinda ajuda na gestão das janelas no ambiente de trabalho, e a indicação dos muitos atalhos de teclado disponíveis no Windows 10.

A Microsoft decidiu recuperar o clássico conjunto de utilitários PowerToys, que alguns utilizadores ainda se recordarão do tempo do Windows 95, e que na altura disponibilizava coisas como "Send To", o FlexiCD (um CD player na taskbar), ou o sempre útil "Command Prompt Here" (que passou a ser nativo a partir do Windows Vista).

Nesta nova versão de PowerToys para o Windows 10, o começo é bastante mais modesto, mas espera-se que o número de utilitários e funcionalidades vá aumentando no futuro. Por agora, podemos contar com uma ajuda para os atalhos no teclado, e um gestor de janelas chamado FancyZones.


No primeiro, trata-se simplesmente de um overlay que surge assim que se pressiona a tecla Windows durante algum tempo (configurável), e que faz surgir todos os atalhos de teclado possíveis. Algo que será útil para quem quiser acelerar a sua utilização do Windows 10 no teclado - e que seguramente ao fim de umas semanas, deixará de ser necessário, depois de estar memorizado.



Mais interessante talvez, será o FancyZones, que facilita a gestão das janelas no ambiente de trabalho, permitindo seleccionar entre "arrumações" pré-concebidas, ou criar arranjos completamente personalizados, de modo a que rapidamente se possam colocar as janelas nos espaços que se desejam, sem estar a perder tempo. (Infelizmente, parece que por agora ainda não suporta múltiplos monitores, o que poderá ser uma decepção para quem habitualmente procura este tipo de ferramentas.)


A MS espera que o número de utilitários vá aumentando com a ajuda de contribuições da comunidade; assim como o relato de bugs e melhorias feitas aos existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)