2019/09/26

Samsung Galaxy S11 com câmara de 108MP e tele 5X


Com o Galaxy Note 10 no mercado e o Galaxy Fold também a chegar finalmente às lojas, começa já a olhar-se para o próximo topo de gama - Galaxy S11 - da Samsung, e os rumores referem novo salto nas câmaras, com sensor de 108MP e teleobjectiva de 5X.

A Samsung pode ter cedido à Xiaomi as honras de estreia do seu sensor de 108MP no futurista Mi Mix Alpha, mas será óbvio que também o irá utilizar num dos seus próprios topo-de-gama, sendo o Galaxy S11 o modelo que melhor se posiciona para isso. Para além disso, fala-se também que a Samsung poderá seguir a Huawei, adicionando uma teleobjectiva 5X numa das câmaras



Mesmo sendo eu um fã dos mega-zooms, já reconheci por diversas vezes que ter uma teleobjectiva 5X (como temos no Huawei P30), por muito impressionante que seja para situações específicas, acaba por ser bastante menos útil na prática do que ter uma de 2X ou 3X. Daí que irá ser interessante ver a reacção ao Galaxy S11 se a Samsung optar seguir pelo mesmo caminho - ainda mais numa altura em que fica com o "caminho livre", devido aos problemas que a Huawei terá que enfrentar por não poder comercializar os seus smartphones com os serviços e apps da Google.

Inovação seria ver a Samsung a criar um módulo verdadeiramente zoom, com objectiva ajustável opticamente de 2x a 5x, em vez de o fazer digitalmente. :)

3 comentários:

  1. Isso é que era de valor, o avanço nas câmeras dos smartphones é avassaladora, há 2 anos atrás não pensava que isto fosse pó, mas está a ser sim, agora acho que as inovações não vão ficar por aqui, esta área é uma que mais argumentos de venda trás para os fabricantes e com o abrandamento nas vendas nunca fez tanto sentido investir forte e feio, não me digam que vou ter de começar a comprar um equipamento novo por ano é que gosto muito de fotografia mas nem sempre me apetece andar com toda a tralha que uma máquina mais a sério implica.

    ResponderEliminar
  2. O zoom ótico será a próxima revolução
    nas câmaras fotográficas dos telemóveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sharp 903 já tinha isso há mais de 10 anos

      Eliminar