2019/09/20

Teclado do iPhone no iOS 13 vem com "swype" multi-língua


Uma das novidades no recém-lançado iOS 13 é que o teclado finalmente passa a contar com a capacidade de escrita por gestos - e embora não seja feita referência a isso, parece lidar bem com escrita multi-língua.

Embora o "Swype", que popularizou este método de escrita de deslizar o dedo pelas letras se tenha iniciado como uma app iOS, foram necessários muitos anos até que o iOS finalmente permitisse a utilização de teclados não-oficiais; sendo que por essa altura isso já se tinha tornado comum em praticamente todos os teclados que existam para Android. Para os fãs deste tipo de escrita, usar este método obrigavam a recorrer a teclados como o SwiftKey (agora da Microsoft) ou o Gboard da Google.

No caso da Apple, o sistema é chamado QuickPath e está activado de origem, sem interferir com a escrita normal ou o método de transformar a área do teclado num trackpad para posicionamento do cursor (com um toque mais prolongado). Mas a melhor parte é que já nesta versão inicial suporta a escrita multi-língua, que é um dos elementos que se revela indispensável para alguns utilizadores e que nem sempre estava presente nos teclados que suportavam "swype".

O teclado da Apple ainda não permite usar português e inglês simultaneamente no método de escrita normal, sendo necessário alternar manualmente entre um ou outro, mas ao se utilizar o QuickPath o gesto de deslizar não tem problemas em deixar escrever palavras em inglês mesmo estando com o teclado português seleccionado - sempre prático para utilizar uma ou outra palavra inglesa no meio de uma frase em português.

Para quem utilizava o SwiftKey, Gboard, ou outros teclados, unicamente pela sua funcionalidade de escrita multi-língua a deslizar, com o iOS 13 poderá reconsiderar a sua desinstalação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)