2019/09/07
Telescópio espacial James Webb completamente montado pela 1ª vez
Depois de anos de atrasos e milhares de milhões de euros acima do previsto, o telescópio espacial James Webb da NASA ficou completo pela primeira vez.
O James Webb pode ser considerado o sucessor do Hubble, e conta com tecnologia muito mais avançada, a começar pelo seu imenso espelho de 6.5m de diâmetro, que lhe dá uma área de captação de luz cinco vezes superior ao Hubble. O problema é que o projecto tem sofrido múltiplos atrasos, elevando a factura para perto dos 10 mil milhões de dólares.
Mas finalmente temos mais um marco, com o James Webb a ter sido montado completamente pela primeira vez (a parte do telescópio e a parte do escudo solar). O processo ainda terá que ser seguido por mais uma longa série de testes para fazer e validar todas as ligações eléctricas entre os módulos, mas é mais um importante passo necessário para que se possa cumprir o seu lançamento em Março de 2021 - mais de 7 anos após a data inicialmente prevista para o seu lançamento.
O James Webb terá capacidade para ajudar a detectar potenciais sinais de vida em exo-planetas com características idênticas às da Terra, e seguramente irá contribuir para ficarmos a conhecer um pouco melhor este Universo em que nos encontramos (seguramente, fazendo também surgir toda uma série de novas perguntas.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)