2019/09/11

USB4 vai unificar USB com Thunderbolt 3


O grupo de trabalho do USB (USB Implementation Forum - USB-IF) já publicou as especificações para o USB4, que na prática irá unificar o USB 3.1 com o Thunderbolt 3.

A nível físico não haverá alterações visíveis para os consumidores, já que se continuará a utilizar a ficha USB Type-C. No entanto, o USB4 passará a acompanhar o Thunderbolt, oferecendo velocidades de até 40Gbps (5GB/s) - desde que se utilizem os cabos adequados, obviamente.

Os utilizadores poderão ligar dispositivos USB existentes ao USB4, recorrendo a adaptadores se necessário, assim como dispositivos Thunderbolt 3; pelo que na prática, será o USB pelo qual se esperava, em termos de unificar tudo o que se possa querer utilizar. E felizmente, permitido pela boa decisão da Intel de doar o Thunderbolt 3 ao USB IF em vez de usar como alternativa concorrente ao USB 3. Ainda assim, quem quiser anunciar compatibilidade com Thunderbolt 3, terá que pagar pela certificação e validação da Intel.

O USB4 terá diferentes níveis de desempenho dependendo dos cabos utilizados (10, 20 e 40Gbps) - com as velocidades superiores a necessitarem de cabos mais dispendiosos. Os dispositivos também poderão "reservar" parte da largura de banda, para garantir que funcionam sem atrasos ou interrupções quando estão a partilhar uma mesma ligação com mais aparelhos.

O Power-Delivery passará a ser um requisito obrigatório no USB4, em vez de ser opcional, o que se espera que possa contribuir para o fim das múltiplas variedades de sistemas de carregamentos existentes.

Agora, é só esperar mais um par de anos, até que o USB4 comece a surgir no mercado e "absorver" as diferente variedades de USB e Thunderbolt.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)