2019/10/30

Alemanha processa Tesla por publicidade enganosa do Autopilot


As promessas continuamente adiadas das capacidades de condução autónoma dos Tesla parecem ter esgotado a paciência da agência de protecção dos consumidores na Alemanha, que avança com um processo contra a marca por publicidade enganosa a propósito do Autopilot e das suas supostas capacidades de condução autónoma total.

Nos últimos anos Elon Musk tem prometido repetidamente que o modo de condução autónoma total "está a chegar" (a última indicação é a de que, agora, irá chegar até ao final do ano), sem que no entanto esse modo ainda tenha chegado aos clientes - mesmo aqueles que já pagaram por esta opção há anos.


Mesmo havendo ainda dois meses pela frente para o final do ano, na Alemanha avança um processo de publicidade enganosa contra a Tesla, que acusa a marca de estar a enganar deliberadamente os clientes, vendendo uma opção com funcionalidades que não estão a ser fornecidas (mas que estão continuamente sob ameaça de que o preço vai subir).


Mesmo no site da Tesla Portugal, existe também a promessa de que ainda este ano os clientes que pagarem os €6500 euros pela dita "capacidades de condução autónoma total", terão acesso ao reconhecimento de semáforos e sinais de stop, condução automática em estradas de cidade, e o Enhanced Summon que permite chamar o carro de forma completamente autónoma nos parques de estacionamento.



Vamos ver que este caso se vai desenrolar; sendo que no mínimo, poderá ajudar a acelerar a alteração da legislação para permitir que estes modos "semi-autónomos" sejam autorizados. Elon Musk queixa-se de que muitas vezes o impedimento é burocrático, como acontece no caso do Enhanced Summon, que já está disponível nos EUA mas não na Europa.

De qualquer forma, o que é certo é que - tecnicamente - a utilização da designação "capacidade de condução autónoma total" não é a mais acertada, pelo menos até que se tenha um Tesla que realmente possa ir do ponto de partida ao ponto de destino sem que o utilizador tenha que tocar nos pedais ou volante.

2 comentários:

  1. Acho que estas a ser demasiado simpático, isto é implemente publicidade abusiva e simplesmente não devia poder ser vendido como tal.

    Tanto não devia poder cobrar por promessas (principalmente as que não cumprem) como não devia poder chamar a isto condução autónoma quando não é, nem nunca será mesmo quando tiver pronto.

    Já para não falar no atraso que a tesla leva em relação por exemplo à google e a outras empresas que usam melhor hardware para condução autónoma, mas não andam ai no marketing a vender gato por lebre.

    ResponderEliminar
  2. já há muito que espero que um caso destes aconteça com os fabricantes de telemóveis quando por exemplo dizem que começaram a fornecer a nova versão do Android, mas que depois é só para alguns países e só para algumas versões de telemóveis, os outros pensam que também vão receber e desesperam por meses sem fim, o fabricante ganha com publicidade como se fosse exemplar a despachar actualizações, que ninguém recebe.... não que tenhamos que pagar pelas actualizações mas o facto de haver uma qualquer vulnerabilidade por exemplo pode influenciar a decisão de comprar um equipamento novo ou esperar pela atualização que nunca chega antes de 3 meses depois de ser anunciada.
    o dia que alguém ou alguma empresa dos direitos dos consumidores pegue nisto e faça alguma coisa até lanço foguetes.

    ResponderEliminar