2019/10/26

Curiosity tira nova "selfie" em Marte


A NASA partilhou mais uma selfie captada pelo rover Curiosity em Marte, para celebrar mais um momento marcante na exploração do planeta vermelho.

Constituída pela compilação de 57 fotos separadas, a imagem mostra-nos o Curiosity no local onde fez o seu segundo teste químico, com amostras recolhidas dos buracos Glen Etive 1 e Glen Etive 1 (sinalizados na imagem). Embora o Curiosity esteja em Marte desde 2012, é apenas a segunda vez que os cientistas activaram o teste químico completo, já que este teste gasta alguns reservatórios no seu "laboratório integrado" no processo de análise. O Curiosity tem 74 reservatórios que pode utilizar, sendo que neste teste foram usados 9 dos que estão destinados a detectar moléculas indicadoras de sinais de vida.

Os cientistas há muito que esperavam que o Curiosity chegasse a um local com tipo de terreno diferente daquele em que tem passado a maioria do tempo; e foi esse o caso neste local, que se revelou suficientemente atractivo para justificar "queimar mais alguns cartuchos".

No entanto, há que ter bastante paciência, já que os resultados destes testes, que são aguardados ansiosamente, apenas irão ser revelado no próximo ano - com a justificação de que são dados bastante complexos e que levarão algum tempo a ser interpretados. Felizmente, em breve o Curiosity poderá passar a contar com a assistência do novo e mais moderno Rover Mars 2020, cujo lançamento está marcado para Julho, e a chegada a Marte para Fevereiro de 2021.

2 comentários:

  1. Vamos apenas tirar um momento para olhar para a foto e pensar que vivemos numa geração que recebe fotos de um rôbo que controlamos a partir de outro planeta. Um planeta tão longe que a olho nu é apenas um ponto no céu.

    E depois temos idiotas que acham que a terra é plana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e é plana acordem para a realidade hahahhahahahaha

      Eliminar