2019/10/27

Empresa escocesa quer gerar energia com a gravidade


Um dos maiores problemas na transição para as energias renováveis é encontrar formas de armazenar a energia de forma eficiente, e a Gravitricity quer dispensar as baterias tradicionais e usar... a gravidade.

A proposta da Gravitricity é extremamente simples e, de certa forma, replica aquilo que já é feito nas barragens hidroeléctricas. Em vez de usar baterias de lítio, a ideia é reaproveitar os poços de minas e usar bloco com peso substancial (num total de 12 mil toneladas).

O processo de deixar cair o peso de forma controlada permite gerar energia sempre que for necessário - estando a energia gerada directamente relacionada com a profundidade do poço utilizado (a empresa está em negociações com minas desactivadas com poços com profundidades que vão dos 800m aos 2000m). E utilizando-se a energia em excesso (por exemplo, de painéis solares durante o dia) para içar novamente os pesos.

No fundo, é uma táctica idêntica à que já é utilizada nas barragens, bombeando a água novamente para trás sempre que há excesso de produção de energia, para que possa ser reutilizada mais tarde; mas com a vantagem de poder ser implementada em praticamente qualquer lado; e neste caso, permitindo reaproveitar a infraestrutura de minas abandonadas. A Gravitricity diz que um único poço de uma mina seria capaz de alimentar até 63 mil residências durante uma hora; e relembra que assim não seria necessário lidar com a questão dos ciclos de carga das baterias químicas ou reciclagem de materiais potencialmente perigosos. A melhor parte, a análise de custos diz acumular energia assim ficaria por um terço do custo das baterias de lítio, e metade do armazenamento usando ar comprimido.


... Tendo já em vista a ideia de um mundo global totalmente conectado, interrogo-me se não seria possível fazer-se algo idêntico utilizando todos os elevadores do mundo; sendo que quando houvesse excesso de energia se aproveitaria para fazer os elevadores subir (com prioridade para partes do mundo onde esses elevadores pudessem estar maioritariamente desocupados - como prédios de escritórios durante a noite). E fazendo-os descer e recuperando a energia caso fosse necessário. :)

4 comentários:

  1. A ideia dos elevadores é engraçada, mas são equipamentos que já por cima sofrem desgaste e tem manutenção bastante cara.

    ResponderEliminar
  2. Já inventaram isso há muitos anos, chama se barragens

    ResponderEliminar
  3. Na verdade enchem as barragens quando a energia é mais barata... durante a noite e com as tão polemicas eólicas...
    este metodo tem sido bastante controverso e na verdade só sera lucrativo quando a energia electrica for bem mais cara nas horas cheias algo que mais tarde ou mais cedo ira acontecer!

    ResponderEliminar
  4. Assunto debatido neste video (a variável vento nas minas não existe): https://youtu.be/NIhCuzxNvv0

    ResponderEliminar