2019/10/12

Entra no mundo dos Arduino por menos de €10 na PTRobotics

Os Arduino (e compatíveis) tornaram-se na plataforma de referência para projectos de electrónica que precisem de microcontroladores de baixo custo, e há lojas nacionais que têm apostado cada vez mais neste sector, como é o caso da PTRobotics.

É inacreditável que hoje em dia se possa recorrer a microcontroladores com dezenas de portas à disposição e potência de processamento "com fartura" graças à plataforma Arduino, e cujas capacidades podem ser ampliadas em segundos através de "shields" e placas de expansão. Temos um projecto que precise de mais portas de I/O? Não há problema. Ou que tal uma série de saídas com relés? Também não custa nada. E o mesmo se aplica a praticamente tudo o mais que se possa desejar: módulos WiFi, GSM, GPS, ecrãs, etc. etc.



A PTRobotics conta já com mais de uma década de existência, focando-se na venda de componentes electronicos, e tendo uma loja física em Rio-de-Mouro para além da loja online. Embora o seu nome não esconda a sua génese mais vocacionada para os produtos ligados à robótica, a verdade é que por aqui podemos encontrar praticamente tudo o que se possa desejar para todo o tipo de projectos que envolvam qualquer tipo de electrónica: incluindo baterias, Raspberry Pi, fitas LED, lasers, e praticamente tudo o que se puder ter na lista de compras para o projecto mais inovador de sempre.

Um salto à página dos Arduino mostra que podemos encontrar os módulos mais pequenos por preços inferiores a 10 euros... e considerando que basta um cabo USB para os ligarmos a um PC e começarmos a trabalhar com eles, não há desculpa de que isto é um hobby que custa demasiado dinheiro. Não se esqueçam é de que convém ter pelo menos um botão e um LED (ou preferencialmente um ecrã) para facilitar o processo de ver "alguma coisa" a funcionar... mas também podem optar por motores, saídas sonoras, ou simplesmente deixar que seja o PC a mostrar o que se vai passando no micro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)