2019/10/23

Firefox 70 chega com mais segurança e privacidade


A Mozilla lançou mais uma actualização do Firefox, que volta a focar-se na melhoria da segurança, privacidade dos utilizadores, e desempenho.

O Firefox continua a manter uma saudável legião de fãs (cerca de 250 milhões de utilizadores activos, segundo a Mozilla) e tem todos os motivos para isso, sendo um dos melhores browsers da actualidade e a opção lógica para quem não concordar com o caminho que a Google tem seguido com o Chrome.



Neste Firefox 70, a protecção contra tracking passa a incluir os trackers de redes sociais na opção "standard", impedindo que os plugins de redes como o Facebook e Twitter possam saber que sites os seus utilizadores andam a visitar. Os resultados disso poderão ser vistos no novo relatório "Privacy Protections report", que dá uma melhor ideia aos utilizadores daquilo que se livraram - e também indica potenciais roubos de dados que tenham revelado passwords.


A propósito das passwords, o gestor de passwords integrado no Firefox (Lockwise, ex-Lockbox) ganha integração melhorada com o Firefox Monitor e também um gerador de passwords seguras directamente no campo de passwords durante um registo.

Temos também melhorias no desempenho, com o WebRender nos WIndows, que utiliza os GPUs para a apresentação de conteúdos 2D, e um novo compositor gráfico em macOS que também promete maior eficiência e desempenho.

1 comentário:

  1. Todos nós que temos alguma literacia nestas coisas deviamos não só promover como liderar pelo exemplo e usar o Firefox sempre que possível.

    É o único que combate a monocultura web.

    Chrome, Brave, Opera, Vivaldi, Edge, Chromium, Safari: Webkit

    Firefox: Gecko

    E é um dous pouquíssimos que preza pela privacidade do utilizador. Sobra alguma razão para usar chrome? Dúvido. Usemos firefox então.

    ResponderEliminar