2019/10/24

Google penaliza teclado Fleksy na Play Store por emoji de dedo que também aparece no Gboard


A Google está a ter um comportamento bastante estranho na Play Store, ao penalizar o teclado Fleksy por permitir escrever um emoji de uma mão com o dedo do meio esticado - coisa que o seu próprio teclado Gboard também faz... sem penalizações.

Alguém na Google parece ter acordado com vontade de criar conflitos desnecessários. Após 8 anos na Play Store, a Google decidiu restringir o acesso ao teclado Fleksy, até aqui uma app disponível "para todos", apenas a utilizadores com mais de 12 anos. Quando interrogada pelo motivo para tal, a Google deu como justificação a apresentação de "conteúdo impróprio para crianças", como o emoji do dedo esticado.

O que não explicou, é porque motivo todos os outros teclados que permitem escrever o mesmo emoji, incluindo o próprio Gboard da Google(!) continuam a apresentar uma classificação etária "para todos".


É completamente obtuso e injustificável estar a restringir um teclado com base naquilo que permite escrever, quer seja em texto ou na apresentação dos emoji disponibilizados pelo sistema. Se fosse esse o caso, então o Gboard teria que ser definitivamente para adultos, pois conta com a possibilidade de ser fazer pesquisas, o que nos pode levar a sites para adultos e sabe-se lá que mais.

Um episódio absurdo e ridículo, e que apenas serve para confirmar as preocupações crescentes sobre o (mau) rumo que a Google parece estar a seguir.

1 comentário: