2019/10/15

Google testa função de poupar memória no Chrome


A Google está a testar uma nova funcionalidade que poderá fazer com que o Chrome se torne bastante mais poupado em termos de utilização de memória para quem mantiver muitas tabs abertas simultaneamente.

Embora tenha nascido como um browser ultra-eficiente, o Chrome tem-se distanciado dessa origem ao longo dos anos, sendo que actualmente não é incomum dar com ele a gastar alguns gigabytes de memória que se tornam mais notórios para quem tiver por hábito manter as suas sessões do Chrome abertas durante semanas. Mas pode haver esperança para breve: a Google está a testar uma funcionalidade de "Tab Freeze" que poderá poupar memória no caso de tabs que não são utilizadas há mais de 5 minutos.

A funcionalidade está a ser testada no Chrome 79 (Canary), estando acessível através do chrome://flags -> Tab Freeze.

Actualmente, para além das opções de activado ou desactivado, existe ainda uma que permite reactivar as tabs durante 10 segundos a cada 15 minutos, o que permitiria aos sites manterem-se actualizados mesmo durante o seu "congelamento", se assim se desejasse.

Esta funcionalidade acaba por ser uma variante da funcionalidade de "Tab Discard", que também faz o mesmo, mas que apenas entra em acção quando o Chrome detecta que o computador está a ficar sem memória. Uma opção que não é particularmente útil no caso de sistemas com 16GB ou 32GB de memória, e onde o Chome poderia ir açambarcando gigas e gigas de memória sem que o sistema entrassem em acção.

Vamos ver se este Tab Freeze chega à versão do Chrome para o público. Senão, teremos que continuar a recorrer a extensões como o The Great Suspender.

1 comentário:

  1. Há uns dois anos que uso a "The Great Suspender" e tem sido uma valente ajuda.

    Recentemente recebeu uma excelente atualização.

    ResponderEliminar