2019/10/06

Heaviside da Kitty Hawk é um micro-avião silencioso eléctrico


Depois da "mota voadora" da Kitty Hawk, a empresa apoiada por Larry Page traz-nos uma proposta bastante mais interessante: o Heaviside.

Para este Heaviside a Kitty Hawk quis resolver vários problemas com os aeronaves pessoais. Transformar a capacidade de levantar e aterrar verticalmente em algo que realmente permitisse levantar e aterrar em qualquer lado; e criar uma aeronave silenciosa que pudesse ser usada em qualquer lugar a qualquer hora. E parece tê-lo conseguido.

O Heaviside é bastante compacto e, embora pareça um avião, pode levantar e aterrar verticalmente como um helicóptero. Mais que isso, é capaz de o fazer em qualquer lado, sem necessitar de um "helipad"; e consegue fazê-lo com um nível de ruído bastante inferior ao de um helicóptero. Embora ainda faça algum barulho (80dB vs 88dB do helicóptero) ao levantar, esse nível de ruído dura apenas alguns segundos, sendo que rapidamente se reduz para menos de 40dB quando está a 180m de altura - nível de ruído que o torna despercebido em qualquer área residencial (uma sala com um ar condicionado pode chegar aos 50dB, para referência).


Ainda há muito desenvolvimento pela frente, para não falar de todas as questões legais, mas a ideia é que no futuro aeronaves como estas permitam apanhar uma pessoa em qualquer sítio e levá-la directamente ao seu ponto de destino, o que poderão fazer numa questão de minutos, sem enfrentar trânsito, nem necessitar de infraestruturas no solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)