2019/10/15

Internet Archive ganha mais 2500 jogos MS-DOS acessíveis via browser


Continuando o seu esforço de preservar a História digital, o Internet Archive acaba de juntar à sua colecção mais 2500 jogos clássicos MS-DOS, que podem ser jogados directamente a partir do browser.

É assustador ser confrontado com a facilidade com que se pode perder o acesso a software mais antigo (a recente actualização do macOS Catalina, que abandonou o suporte para apps de 32 bits é disso exemplo). Felizmente, projectos como o Internet Archive têm-se dedicado a essa missão, e o seu esforço é seguramente apreciado por todos os que desejam reviver algumas memórias nostálgicas, ou simplesmente sentem curiosidade em fazer uma viagem ao passado, para ver como era o panorama dos jogos nos anos 80, quando o MS-DOS dominava o mundo dos PCs.

Fazer com que estes jogos permaneçam funcionais nem sempre é tarefa fácil. Alguns deles foram criados para correr em hardware bastante específico ou em condições que nem sempre são fáceis de replicar. Afinal, era uma altura em que muitos developers recorriam a todos os truques possíveis para explorar o hardware de modo a terem um jogo que apresentasse algo de novo e maravilhasse os jogadores, fazendo coisas que se pensariam ser "impossíveis" no hardware em questão.


Mas pronto, o esforço vale sempre a pena (mesmo se alguns dos jogos nem por isso) e agora temos mais 2500 que se juntam a uma colecção de mais de 7000, que podem ser recordados à distância de um clique. Por lá podem encontrar títulos como o Road Fighter, Wipeout, ou ainda o mítico The Secret of Monkey Island; entre muitos, muitos outros.

4 comentários: