2019/10/12

iOS 13 remove opção de desligar hotspot nos iPhones


Com o iOS 13 a Apple tomou uma decisão que irá gerar controvérsia, deixando de ser possível desligar o modo de hotspot pessoal - que passará a estar activo permanentemente para todos os dispositivos associados à mesma conta, de forma automática.

O modo de hotspot nos smartphones é uma funcionalidade bastante apreciada, permitindo "emprestar" internet a um tablet, portátil, ou smartphone de um amigo sem tarifário de dados móveis. No entanto, com a chegada do iOS 13, este modo ganha contornos ligeiramente diferentes, deixando de ser possível desligá-lo.

De agora em diante, os iPhones / iPads terão o modo hotspot sempre disponível e activo para os demais dispositivos associados à mesma conta. Sendo que a única opção que resta é a possibilidade de se permitir, ou não, o acesso a outros equipamentos não associados (de outras pessoas, ou nossos mas sem associação à conta Apple).


Embora a utilização do modo hotspot seja claramente identificada na barra de estado quando há outros equipamentos ligados, suspeito que poderá haver casos em que por engano um tablet ou portátil possam acabar por se ligar à rede WiFi de um iPhone, gastando dados desnecessariamente.

Sentir-me-ia bem mais confortável se continuasse a haver um botão "off" que desliga, sem margem para dúvidas, a utilização do modo hotspot... E, não posso até deixar de suspeitar se não poderá estar isto relacionado com aqueles casos de consumos inexplicáveis de dados nalguns iPhones desde que mudaram para o iOS 13.

Vamos ver que tal correm os próximos meses (e actualizações do iOS)...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)