2019/10/02

MS força utilizadores Windows a criarem contas Microsoft


Quem instalar ou reinstalar o Windows 10 poderá ficar surpreendido por ver que o sistema exige uma conta Microsoft... a não ser que se conheça o truque para contornar essa exigência.

Quando se pensava que a MS tinha entrado numa nova era de maior respeito e proximidade pelos seus clientes, eis que tudo cai por terra ao regressar a tácticas abusivas e enganadoras. Embora a MS sempre tenha incentivado os utilizadores do Windows 10 a associarem o seu sistema com uma conta Microsoft para terem "vantagens", sempre permitiu que os utilizadores não o fizessem e criassem apenas uma conta local para acesso ao Windows como acontecia nos Windows anteriores. Mas por algum motivo, decidiu que seria boa ideia deixar de o fazer!

Quem instalar ou reinstalar o Windows 10 será obrigado a utilizar uma conta Microsoft para poder concluir o processo. Sendo que o procedimento recomendado pela MS para quem não o quiser fazer, é - e vejam só - criar uma conta MS para fazer a instalação, e depois de instalado, ir a "Settings > Accounts > Your info" e então seleccionar "Sign in with a local account instead".


Mas felizmente, há uma alternativa, que evita esse processo absurdo: basta desligar o acesso à internet!

Se o computador não tiver acesso à internet, continuará a apresentar a opção de criação de conta local, o que torna ainda mais ridículo o procedimento recomendado pela MS.

Seria de pensar que a MS já tivesse aprendido os efeitos de tentar forçar pessoas a utilizarem o que quer que seja (veja-se o resultado que isso teve para o Google+). Recomendar a utilização da conta MS no Windows, tudo bem; "obrigar" a que isso seja feito, nem por isso. Com este episódio, penso que só irão fazer com que menos pessoas tenham vontade de usar as contas MS, e muito menos associá-las aos seus computadores.

7 comentários:

  1. Engraço que, android e iOS tb te obriga a usar gmail e itunes mas já é tão natural q ninguém critica mas MS fazer o msm com a windows é impensável 🤦‍♂️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Android não te obriga, podes passar à frente, nunca usar uma conta Google e viveres feliz a instalar apks de onde quiseres ou lojas alternativas.

      Eliminar
  2. O android não obriga (mas quase), podemos usar o telefone sem os serviços da google, já neste caso a microsoft não permite ignorar.
    obviamente já uso este "truque" há mt tempo, mas no inicio realmente fiquei a patinar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora no Android podes comprar o Huawei Mate 30 e nem sequer tens que aturar apps da Google.

      Eliminar
  3. A Microsoft sempre na cauda do pelotão.

    Acordaram agora? Aprenderam que dados privados dos utilizadores são o ouro dos tempos modernos?

    Só agora...?

    ResponderEliminar
  4. Será porque querem facilitar ainda mais a espionagem?
    Ou será porque querem forçar finalmente as pessoas para dentro da loja do Windows, que para tal precisa de uma conta Microsoft? E eles perceberam que obrigam as pessoas a criar uma conta e assim depois podem forçar a loja... já com a conta iniciada para maior conveniência claro... não é para obrigar a utilizar a loja e a gastar lá o dinheirinho... que ideia a minha!
    Ou serão todas as acima e muito mais.

    ResponderEliminar
  5. Não entendo esta admiração, isto sempre foi assim no windows 10, porque agora esta admiração ?
    tenho a impressão que as primeiras versões do W10 permitiam uma conta local, de resto tem sido sempre assim, ficamos offline e pronto está resolvido.

    ResponderEliminar