2019/10/10

Opera 64 chega com bloqueio de tracking e captura de ecrã melhorada


O Opera 64 vem libertar os utilizadores das preocupações dos cookies abusivos, e também vai poupar precioso tempo a quem tiver por hábito fazer e editar capturas de ecrãs das páginas que visita.

O Opera pode não ser o browser mais popular no mercado, mas não é por isso que deixa de tentar conquistar novos utilizadores com novas versões e novas funcionalidades. Com a nova versão 64, o Opera acompanha outros browsers no sentido de facilitar o bloqueio, não só de publicidade, como também dos cookies de tracking. Esta funcionalidade vai contribuir para a protecção da privacidade dos utilizadores enquanto passeiam na web, e recorre à lista de bloqueio EasyPrivacy Tracking Protection List.

A única parte que será discutível é que esta opção, tal como o ad-blocker, vem desactivado de origem. Mas, considerando que activar o ad-blocker e tracker-blocker vem acompanhado de um aumento considerável da velocidade de carregamento da maioria das páginas web, imagino que se tornem nas duas opções a activar imediatamente após a instalação ou actualização. Temos ainda a já habitual opção para utilizar a VPN gratuita da Opera.

Outra melhoria, um pouco mais incomum, é que o Opera passa a contar com uma funcionalidade para captura de imagem das páginas web, e que conta com ferramentas como a de "esborratar" rostos ou informação mais sensível, e de fazer desenhos ou anotações. Irá seguramente ser útil para aquelas pessoas que por vezes precisam de fazer umas capturas e uns rabiscos por cima.

2 comentários:

  1. A Techcrunch enganou-se e toda a gente vai atrás :(
    A nova versão é a 64 e não a 68! Eu sei, é daquelas coisa menores que não questionamos mas não fica bem.
    Não obstante, continuem o óptimo trabalho!

    ResponderEliminar