2019/10/09

Samsung começa a vender The Wall


A Samsung já começou a vender o seu impressionante mega-ecrã modular micro-LED "The Wall", mas continua sem revelar publicamente os preços.

O The Wall, que felizmente já tivemos oportunidade de ver ao vivo no evento que a Samsung trouxe ao Porto,  marca um ponto de viragem nos ecrãs. Em vez de um ecrã feito de uma peça única, este ecrã recorre a blocos modulares com tecnologia micro-LED, sendo percursor aquilo que no futuro se tornará cada vez mais comum.

O elemento base da The Wall são os módulos Micro LED de 960x540 pixeis (dimensão de 806.4 × 453.6-mm) suportando brilho de até 2000 nits, contraste de 10000:1, 16-bits de cor, e 120Hz. Estes módulos não têm margens, o que permite o seu agrupamento lado a lado para se criar um ecrã com a dimensão que se quiser. Por outro lado, isso também traz alguns constrangimentos, já que a sua resolução fica directamente relacionada com o seu tamanho.


Para se ter uma resolução 4K teremos logo que reservar espaço para um ecrã de 146", e quem ambicionar um ecrã de 8K terá que se certificar que tem mesmo uma parede disponível: estamos a falar de algo como 6.5 x 3.6 metros (diagonal de 292").

Uma vez que o preço continua a ser "sob consulta", arrisco-me a dizer que ainda teremos que aguardar mais alguns anos até que ecrãs Micro LED se tornam acessíveis à maioria dos consumidores. Até lá, recomendaria que alguns cinemas pensassem em dizer adeus aos projectores e as suas dispendiosas lâmpadas e optassem por colocar "paredes" destas nas salas. Já era tempo de podermos ver cinema com qualidade 8K real por cá (ou 4K que seja... já que a maioria das salas continua a projectar em 2K!)

2 comentários:

  1. Para um ecrã 8K era necessário ter uma sala do tamanho de um armazém para camiões TIR :)

    ResponderEliminar