2019/10/31

Samsung e Huawei lideram aumento das vendas de smartphones


O mercado dos smartphones voltou finalmente a crescer ligeiramente, após quase dois anos em queda, e a Samsung e Huawei são os fabricantes que mais têm ganho com isso - ao contrário da Apple.

Segundo o último relatório da Canalys, o mercado dos smartphones voltou ao crescimento positivo no terceiro trimestre deste ano, invertendo a tendência que se verificava desde o último trimestre de 2017. E embora as notícias sejam positivas, não o são para todos os fabricantes.


No topo continuamos a ter a Samsung, com 78.9 milhões de smartphones no 3º trimestre e um crescimento de 11%; logo seguida da Huawei, que se vai aproximando cada vez mais, com 66.8 milhões e um crescimento ainda mais expressivo de 29%. À qual se seguem a Apple (-7%), Xiaomi (-3%), e finalmente a Oppo (+6%).


No entanto, há que ter em conta que estes resultados extremamente positivos da Huawei terão sido conseguidos maioritariamente à custa das vendas na China, já que as vendas no resto do mundo terão caído - e isto, numa altura em que ainda não é possível avaliar directamente o impacto que a ausência das apps da Google irá ter (o Mate 30 só deverá chegar à Europa durante o mês de Novembro).

Será o mercado chinês suficiente para fazer com que a Huawei se mantenha próxima do topo da tabela sem precisar do resto do mundo? Veremos daqui por mais alguns meses, com a receptividade ao Mate 30 no ocidente e posteriores planos para o seu próximo P40 e modelos futuros.

1 comentário:

  1. Não percebo como é que a Apple, que só vende smartphones caros e caríssimos, consegue ter uma quota de mercado acima dos 10%!

    ResponderEliminar