2019/10/19

TAMI explica trigonometria de forma "táctil"


A trigonometria é uma palavra capaz de provocar calafrios na maioria dos estudantes, mas já pensaram como isso poderia ser evitado se houvesse formas mais visuais de explicar do que se trata? É precisamente isso que este TAMI quer fazer.

O TAMI (Tangible Mathematics Interface) quer fazer isso disponibilizando um interface físico através do qual qualquer pessoa pode ter um contacto directo e interactivo com a trigonometria. De parte ficam logo os nomes de coisas como seno e coseno, substituídos por nomes bem menos assustadores como "barra vermelha" e "barra azul".



Contando com botões e um aro rotativo, este projecto recorre internamente a um Raspberry Pi e Arduinos, com o software a recorrer ao OpenFrameworks para apresentar a informação visual e sonora que dá aos utilizadores uma experiência bastante mais amigável de introdução aos conceitos da trigonometria com muito menos probabilidades de causar o "terror" habitual.

Afinal, tudo se torna bastante mais fácil quando se compreende realmente o que as coisas querem dizer, e quando se vê algo "em funcionamento" em vez de se limitar a ser uma fórmula numa página de um livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)