2019/10/09

TCL lança TVs 4K com mini-LED


A nova série 8 de televisores 4K da TCL recorre a mini-LEDs para criar 25 mil zonas de local dimming para melhor competir com os OLEDs.

Os novos TCL 65Q825 (65") e 65Q825 (75") ainda não usam tecnologia mini-LED para criar a imagem - aliás, para dimensões de TVs e distância de visualização normais, teria que ser micro-LEDs forçosamente - mas usam-na da melhor forma possível para se aproximarem dos níveis de contraste dos OLEDs. Habitualmente, os televisores com local dimming contam com centenas de zonas de iluminação independente por trás do painel LCD, alguns chegando aos poucos milhares. Com os mini-LED a TCL conseguiu aumentar isso para as 25 mil zonas / LEDs, significando que há uma maior "resolução" a nível do controlo de luminosidade por zona no ecrã.



Além disso, o painel também usa tecnologia quantum-dot para maximizar a gama de cores, e som Dolby Atmos.

O grande problema é que embora estes modelos local dimming consigam efectivamente minimizar um dos maiores problemas dos LCDs, o recurso a esta tecnologia também faz elevar bastante o seu preço. No caso destes televisores TCL, os preços para os $2000 e $3000 para os modelos de 65" e 75" - e, por esses preços, já se começa a encontrar modelos OLED que dispensam o recurso ao "local dimming".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)