2019/10/23

Vodafone com problemas na rede


Depois dos problemas na NOS ao longo da manhã e tarde de ontem, também a Vodafone foi atormentada por problemas ao final do dia, afectando o serviço móvel e fixo por todo o país.

Se no caso da NOS a justificação foi a de que se tratou de uma "coincidência improvável" de falha simultânea em dois sistemas de processamento de tráfego, no caso da Vodafone a situação poderá ter estado relacionado com os seus servidores de DNS, já que muitos clientes disseram ter ultrapassado o problema ao utilizarem outros servidores de DNS alternativos, como o 1.1.1.1 da Cloudflare ou o 8.8.8.8 da Google. (No entanto, há outros utilizadores que diziam que nem com os DNS alternativos conseguiam aceder à internet.)



Os problemas começaram a fazer-se sentir ao final do dia, por volta das 22 horas, com a Vodafone a dizer à meia-noite que tinha identificado a situação mas sem avançar com uma indicação de quando o serviço regressaria ao normal. Esperemos que pela altura em que esta notícia for publicada, na manhã de quarta-feira, já tudo tenha sido resolvido.

Seja como for, não deixará de ser uma grande coincidência que dois grandes operadores de telecomunicações nacionais tenham tido "problemas improváveis" no mesmo dia.

5 comentários:

  1. Ontem à noite tive problemas foi com a televisão da Vodafone, estava com quebras de sinal constantes. No PC já uso um DNS alternativo e não tive falhas na net.

    ResponderEliminar
  2. Sendo obrigatório o uso de DNS que não os da operadora, aqui não houve falhas na Vodafone.

    ResponderEliminar
  3. Ataques informáticos a 2 dos maiores operadores nacionais. Mas ninguém admite. Picos de tráfego de DDOS entre outras técnicas detectadas contra os servidores da NOS e Vodafone. Mas ninguém admite.

    ResponderEliminar
  4. Sou cliente NOS, e enviaram-me hoje de manhã SMS a esclarecer que no dia de ontem ocorreu "instabilidade da rede móvel", sem mais explicações. Como compensação cederam-me 2GB para aproveitar em Novembro. Mas será possível ter sido um ataques informático?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tudo é possível", mas a explicação oficial é a que é... (duas falhas "improváveis" simultâneas)...

      Eliminar