2019/10/16

Windows 7 Pro começa a apresentar popups de actualização para o Windows 10


O suporte para o Windows 7 termina a 14 de Janeiro de 2020, e a Microsoft volta à carga com mais uma ronda de popups a incentivar a actualização para o Windows 10, desta vez direccionada para os utilizadores do Windows 7 Pro.

Em Abril a MS foi criticada por "chatear" os utilizadores dos Windows 7 Home, desta vez o processo será repetido para os utilizadores do Windows 7 Pro (que não estejam associados a empresas) - esperando-se que continue a permitir que os utilizadores digam que não querem voltar a receber estes avisos. Ainda assim, e tendo em conta que estamos a três meses do "fim" do Windows 7, será fácil perceber o desejo da MS em "garantir" que todos os utilizadores que permanecem neste Windows se mudem para o Windows 10; o que indirectamente poderá levar a uma maior insistência nestes avisos.

De qualquer forma, mesmo com o Windows 10 a revelar-se um pesadelo a nível das surpresas indesejadas a cada actualização (uma das últimas fazia crashar o Start Menu), no panorama actual das coisas é um enorme risco utilizar-se um sistema operativo que deixe de receber actualizações de segurança com regularidade. Isto faz com que a actualização para o Windows 10 acabe por ser uma inevitabilidade.

... A não ser que descubram que afinal não precisam "exactamente" do Windows, e que poderão viver igualmente bem com outro sistema operativo, como o Ubuntu ou outras distribuições Linux. Isto será o caso para a maioria das pessoas que passa a maior parte do tempo num browser e ocasionalmente num Libre Office. E considerado que não custa nada experimentarem, não têm nada a perder.

3 comentários:

  1. Infelizmente alguém que seja "pc gamer" está tramado... simplesmente não há verdadeiras alternativas.

    ResponderEliminar
  2. o problema é que linux apesar de se ter vindo a tornar mais user friendly simplesmente ainda não é para todos. além de que existem coisas que o windows ainda faz melhor (reprodução de video num browser é feito muito melhor por maqui na windows do que por linux). No entanto, linux tem dado provas de que a nivel de desempenho e de suporte de hardware antigo é excelente

    ResponderEliminar