2019/11/24

Air Race E aposta nos aviões eléctricos


Tal como a Formula E promove aos automóveis eléctricos, no próximo ano poderemos ver o Air Race E, uma competição com aviões 100% eléctricos promovida pela Airbus.

Os céus marcam a fronteira seguinte para os veículos eléctricos não poluentes que possam ser alimentados por energias limpas e renováveis, e para promover o desenvolvimento dessa tecnologia poderemos ter uma pequena amostra do que é possível actualmente.

Este aviões da Air Race E têm, por agora, características modestas - especialmente a nível da autonomia: com apenas 5 minutos de voo com potência máxima, e 10 minutos extra de reserva a potência reduzida, para garantir que nenhum piloto é apanhado desprevenido "sem bateria" durante a emoção da corrida. Mas, ainda assim permite que estes aviões atinjam quase os 500 km/h, e o seu poder de resposta instantâneo será certamente apreciado pelos pilotos para realizar as manobras "acrobáticas" que os percursos exigem.

Com sorte, a cada ano poderemos ver a sua autonomia melhorar, e melhorar, até que eventualmente essas melhorias da tecnologia possam permitir aviões comerciais eléctricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)