2019/11/23

Ajuda a comprar uma pick-and-place para os BH OnOfres


O projecto OnOfre tem avançado a bom ritmo, mas para que possa acelerar para uma nova etapa pede o apoio de todos os interessados para a aquisição de uma máquina pick-and-place.

O projecto OnOfre foi criado pelo Bruno Horta (fundador do Movimento Maker Portugal), e tem criado diversos módulos open-source para as ditas "casas inteligentes". É um projecto que tenho apoiado desde o primeiro dia que ouvi falar (já lá vão quase dois anos), e que felizmente já me fez ter a oportunidade de conhecer pessoalmente o Bruno.

Neste momento, o Bruno tem perdido as madrugadas a fabricar os módulos OnOfre que vão sendo pedidos pela comunidade, e esse é um trabalho que embora seja feito com gosto, acaba por roubar demasiado tempo que melhor seria investido no desenvolvimento de novos módulos ou melhoria da plataforma existente. Por isso mesmo, surgiu a ideia de adquirir uma máquina pick-and-place, e passo a palavra ao Bruno.

Olá pessoal, como sabem durante este ano tenho tentado fabricar os OnOfres o mais rápido possível para que a espera não seja grande. No entanto soldar tudo de forma manual tem sido complicado, o processo de colocação de componentes demora uma eternidade :(.

Andei a pesquisar e encontrei uma Pick and Place que coloca 800 componentes por hora, parece ser a maquina perfeita para me ajudar a fabricar não só OnOfres como outros dispositivos que tenho disponibilizado como Open-Source / Open-Hardware, ou quem sabe algumas ideias que vocês tenham para inventar possam também ser fabricadas com a ajuda desta ferramenta.

O problema é que a maquina custa 3300 dólares. Visto não ter capacidade para a comprar, vou apelar à vossa ajuda para angariar o valor necessário para adquirir a Pick and Place CHMT36VA.

Como forma de agradecimento, 30% do donativo será convertido em desconto directo na aquisição futura de qualquer uma das placas fabricadas por mim.

Obrigado a todos que têm apoiado o projeto Onofre :)

Eu já dei a minha contribuição; quem quiser apoiar poderá fazê-lo com o valor que bem entender, via PayPal.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Nós é que temos de agradecer por poder acompanhar os teus interessantes projetos. Poder contribuir (ainda que humildemente) é sempre um prazer;
      Nota: quanto mais depressa tiveres o equipamento, mais depressa me decido a mandar vir umas resmas de Onofres cá para casa...

      Eliminar