2019/11/08

AMD lança CPUs Ryzen Threadripper com 24 e 32-cores


A AMD já revelou os seus mais recentes CPUs Ryzen Threadripper, em versões com 24 e 32-cores, para quem necessitar do máximo desempenho em tarefas que possam ser aceleradas pela presença de múltiplos cores.

Os novos AMD Ryzen Threadripper 3960X (24-cores) e Threadripper 3970X (32-cores) não escondem a quem se destinam, sendo isso desde logo clarificado pelos seus preços de $1399 e $1999 respectivamente - e sim, estamos a falar apenas dos CPUs e não de máquinas completas. Mas, será esse o valor a pagar para ter acesso aos mais rápidos CPUs do momento, e com capacidade de poderem chegar aos 4.5GHz se a temperatura o permitir; com as velocidades base a serem de 3.8GHz e 3.7GHz. Estes chips contam também com uma cache imensa para garantir que todos os seus núcleos de processamento podem funcionar com a máxima eficiência: com 140MB e 144MB.


E uma ver que cada um destes núcleos pode processar duas threads em simultâneo, significa que estes CPU "mastigam" tarefas com 48 e 64 threads simultâneas sem qualquer dificuldade.


O maior problema é que a AMD parece não ter sido capaz de manter segredo sobre o seu Threadripper ainda mais potente, o 3990X, e que vai contar com 64-cores e 128-threads. Um chip que a AMD deverá revelar oficialmente apenas em Janeiro; mas com preço que será ainda mais inacessível que o destes Threadrippers que já ficam fora do orçamento para a vasta maioria das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)