2019/11/10

Apple TV+ com o melhor bitrate dos serviços de streaming


A guerra entre os serviços de streaming ainda vai no início, mas no caso do Apple TV+ a aposta parece ser na qualidade... da própria imagem. O serviço Apple TV+ é o que está a usar maior largura de banda no streaming, com médias próximas dos 30Mbps.

Uma análise a um episódio do See em 4K HDR (Dolby Vision) resultou num stream com 29Mbps em média, chegando a atingir picos de 41Mbps. Em comparação, o streaming da Netflix costuma ficar-se por um máximo de cerca de 16Mbps. Para comprovar que o See não seria um caso isolado, também episódios do The Elephant Queen tiveram médias de 26Mbps, e atá cartoons como o Snoopy in Space chegaram aos 24Mbps de pico.

Um caso que relembra que nem todo o streaming é igual, e que no mínimo poderá servir para incentivar os canais tradicionais a terem um pouco mais de atenção neste aspecto. É vergonhosa a qualidade de alguns dos canais digitais nos nossos operadores - até mesmo em canais ditos "premium", com imensos artefactos de compressão visíveis devido ao bitrate reduzido. Confesso que da última vez que passei os olhos num canal de TV (já não sei qual era, mas era um canal para crianças), até em cenas estáticas numa série de animação se notavam efeitos cíclicos da chegada das frames de referência MPEG, causando um efeito de "piscar" com uma imagem de melhor qualidade, seguida de alguns segundos com qualidade mais reduzida, e assim sucessivamente.

Mas admito que também se possa ficar um pouco mais susceptível a esse tipo de coisas depois de se estar habituado a ver filmes e séries em 4K HDR. Mas, para qualquer serviço de streaming que queira garantir a sua sobrevivência a longo prazo, essa será a qualidade mínima que se pode exigir. (Sendo um dos motivos pelo qual a HBO deveria repensar seriamente, e rapidamente, a sua opção de não fazer streaming em 4K!)

1 comentário:

  1. Em relação há HBO não podia estar mais de acordo, é uma vergonha, eu acho que o bitrate do serviço prime video também é superior ao da Netflix que é outra plataforma que precisa também de melhorar.

    ResponderEliminar