2019/11/10

OpenAI lança AI capaz de escrever textos


Apesar das preocupações, a OpenAI disponibilizou publicamente a sua A.I. capaz de gerar textos surpreendentemente naturais com base num reduzido número de parâmetros.

No início do ano investigadores da OpenAI mostram um sistema capaz de escrever de forma assustadoramente natural. Um sistema que pode ser explorado ao vivo neste site Talk to Transformer, onde bastará escrever uma frase, ou algumas palavras (ou usar os exemplos) para ver a impressionante capacidade desta A.I. a desenvolver o tema e preencher o que falta.

O sistema, designado por GPT-2, está agora a ser disponibilizado publicamente; apesar de continuarem a haver especialistas que dizem que a medida é prematura, considerando o potencial de utilização desta ferramenta para fins impróprios (propaganda, fake news, etc.) ao estilo do que aconteceu com a tecnologia que permite criar os deepfakes.

A questão é que, enquanto ferramenta, será um pouco arriscado querer impedir o seu uso legítimo com base no seu potencial uso abusivo. Seria o equivalente de se querer proibir o acesso a um martelo, por causa da eventualidade de alguém o utilizar para partir uma janela para roubar uma casa. Por mim, fico à espera de poder treinar este GPT-2 para escrever como eu, e depois limito-me a dar-lhe o parágrafo inicial, e deixo que ele preencha o resto!  :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)