2019/11/13

Chrome OS começa a mostrar data do fim de suporte


A Google adicionou ao Chrome OS a indicação da data do fim do suporte, certamente para tentar evitar o desagrado dos utilizadores ao descobrirem que os seus Chromebooks têm "data de expiração".

Os Chromebooks e os Chrome OS são máquinas que, à partida, parecem interessantes, com a promessa de total despreocupação com o sistema operativo. O único ponto que é preciso ter em conta, é que são computadores que implicitamente vêm com data de expiração, como infelizmente já relatei por altura do fim do suporte do Chromebook Pixel.

Agora, para tentar tornar a coisa mais transparente e evitar acusações de enganos, o Chrome OS vai indicar a data final do suporte. O que também ajudará a dar mais visibilidade a este pequeno grande detalhe que pode fazer toda a diferença.

É que, nos casos em que se tratar de um Chromebook com boas características de hardware, é bem provável que mesmo passados 5 ou 6 anos continue completamente funcional, e é um verdadeiro "banho de água fria" descobrir que se fica com um "pisa papéis" devido à falta de actualizações; nem sequer havendo forma oficial recomendada de se transitar para um outro sistema operativo que permitisse continuar a usar o hardware (já que será uma questão de tempo até que o último Chrome OS utilizado passe a contar com uma série de novas vulnerabilidades descobertas que desaconselhe a sua utilização).

... Infelizmente, por muito que fosse fã dos Chromebooks, este pequeno "detalhe" dita que dificilmente volte a investir num. Prefiro comprar um portátil onde tenha a liberdade de escolha para instalar o sistema operativo que muito bem entender.

3 comentários:

  1. Não sabia deste pequeno grande pormenor, que estupidez.

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia que acontecia isto....mas qual é a justificação para tal? Nem nisto conseguiram meter ordem...sinceramente

    ResponderEliminar