2019/11/13

iOS 13.3 chega com chaves FIDO2 no Safari


A Apple parece finalmente querer facilitar o uso das cheves FIDO de segurança no iOS, adicionando o suporte para as mesmas no Safari no iOS 13.3 (que por agora está ainda em beta).

As chaves de segurança são a forma recomendada pelos especialistas para se manter o acesso seguro a serviços, com os SMS há muito a terem sido desaconselhados. Embora possa ser visto como uma "chatice" adicional ter que andar com uma chave física (como as populares Yubico), pode ser equiparado ao trabalho que temos de andar com as chaves de casa para nela podermos entrar.

Com o iOS 13.3 - que está em beta neste momento - a Apple anunciou como novidade o suporte para chaves FIDO2 no Safari, incluindo chaves NFC, USB e Lightning.

Até ao momento, já era possível utilizar chaves FIDO2 no iOS, mas apenas em apps que tivessem suporte para as mesmas, como o 1Password. Com a chegada ao Safari, passa a ser possível utilizá-las em todos os sites que suportem esse tipo de autenticação, o que irá promover a sua adopção. Só não se esqueçam de ter em conta a possibilidade de perderem a chave (ou avariar), para que a sua segurança acrescida não acabe por deixar o legítimo utilizador impossibilitado de aceder às suas próprias contas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)