2019/11/13

Investigadores alertam para falhas no 5G (e 4G)


O mundo avança a grande velocidade para o 5G, mas investigadores alertam para que também ele conta desde já com falhas preocupantes, que podem deixar utilizadores desligados ou permitir que atacantes saibam a sua localização em tempo real.

O 5G promete ser mais seguro que o 4G, mas infelizmente isso não significa que o 5G seja tão seguro quanto se desejaria. Investigadores descobriram mais de uma dezena de vulnerabilidades no 5G, que permitem levar a cabos diversas acções, tal como: saber a localização de um utilizador, difundir alertas de emergência falsos, desligar um equipamento da rede, entre outros. Tudo coisas com enorme potencial para abuso e que, para piorar as coisas, algumas delas também se poderão aplicar às redes 4G.

Quem não parece estar preocupada é a GSM Association, que quando confrontada com estas revelações disse que as vulnerabilidades foram "consideradas irrelevantes ou com impacto reduzido em casos prático". Algo que será seguramente posto à prova caso os investigadores revelem publicamente as ditas vulnerabilidades (que por agora, optaram por não revelar).

Segundo eles, a maior parte das vulnerabilidades descobertas poderão ser resolvidas com facilidade, mas há algumas que obrigariam a mudanças significativas no protocolo. Da parte da associação GSM, não foi indicado se iriam fazer qualquer alteração... o que parece indicar que o 5G se vá tornar numa repetição do 4G em termos de (falta de) segurança.

1 comentário:

  1. Não faz mal.

    O que importa é que as empresas operadoras de telecomunicações irão continuar a obter lucros astronómicos como nunca.

    Isso é o que realmente importa. E também que possamos continuar a mostrar os nossos pratos de comida no Instagram.

    A propósito, quando sai o próximo iPhone para eu poder fazer inveja aos meus amigos?

    ResponderEliminar