2019/11/06

Cuidado os "prémios" via SMS do Continente


O spam de campanhas fraudulentas via SMS com promessa de prémios tem estado a aumentar nas últimas semanas, com muitas pessoas a receberem mensagens em nome do Continente com "ofertas" das quais se devem manter afastadas.

O spam via SMS não é nada de novo, mas infelizmente parece estar a aumentar de volume. Neste caso, torna-se um pouco mais problemático que o habitual, pois em vez de surgir com um número desconhecido, faz-se passar por uma mensagem do Continente que até faz referência ao nome do cliente (em vez das mensagens genéricas habituais).

A mensagem desta campanha consiste em algo como:
"Caro (nome do utilizador), A 3 de novembro o seu nome foi escolhido como segundo vencedor do nosso sorteio de novembro. Vejas as informações aqui: (com um link)"

Quem se aventurar a seguir o link irá parar a um inquérito de treta que resulta na indicação de que se ganhou um Samsung Galaxy S10.



Quem acreditar no esquema e prosseguir com o processo de reclamar o prémio, estará na verdade a subscrever um serviço que lhe irá debitar 65 euros por mês no seu cartão de crédito, com renovação automática até ser cancelado.

Para além de se denunciarem estes casos, seria também interessante ver o RGPD a funcionar de modo a que ficasse esclarecida a origem destes dados - neste caso, número de telefone e nomes - usados para estas campanhas fraudulentas.

9 comentários:

  1. Vi exactamente o mesmo "esquema" com uma oferta da vodafone.

    ResponderEliminar
  2. Esta está mesmo a resultar, estou farto de pessoas me falarem nisto a achar que é legítimo.

    ResponderEliminar
  3. O problema é ser permitido q estes esquemas façam estragos sem q haja um combate rápido a isto de modo a diminuir os lesados e n haver consequências pesadas para os xico-espertos, assim estes esquemas vão sempre compensar

    ResponderEliminar
  4. Se tem até o nome da pessoa é óbvio de onde vêm os dados - do próprio Continente. Agora resta saber se os venderam sem se interessar com as consequências ou se não implementaram medidas de segurança para impedir fugas. O meu pai no outro dia recebeu uma mensagem SMS do "BPI" também com um link, mas essa era claramente uma tentativa de atirar barro à parede pois não tinha nenhum elemento identificativo e o meu pai não tem conta no BPI, mandam um monte de SMS a vários números na esperança de encontrar clientes distraídos.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Acabo de receber uma SMS destas com o meu próprio nome, mas nem sequer tenho cartão continente ou algo do género. Contudo comprei há dois meses uns óculos na Wells e ficaram com o meu número e nome. Se houve um leak de dados por parte da Sonae sempre quero ver se o RGPD terá alguma consequência.

    ResponderEliminar
  7. Trabalho numa loja de telecomunicações, não vou revelar a marca por uma questão de não publicidade, a verdade é que todos os dias aparece alguém com esse tipo de serviços activos, o pior é os pós pagos, que só descobrem 1 mês e meio depois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é o processo de cancelamento dos mesmos? Há algum procedimento que possas dizer para ajudar quem estiver nessa situação?

      Eliminar