2019/11/10

A diferença das jantes no consumo do Tesla Model 3


Por norma já se sabe que jantes maiores são acompanhadas por consumos acrescidos, mas sabemos o impacto que isso pode ter na autonomia do Tesla Model 3.

A EPA norte-americana disponibilizou os seus resultados para os modelos de 2020 do Tesla Model 3 Performance, e a parte mais interessante é que os disponibilizou em três variantes, para o carro equipado com jantes de 18", 19" e 20".

Como seria de esperar, também aqui as jantes têm impacto directo na autonomia, com a versão equipada com jantes de 20" a ficar-se por uma autonomia de 481 km, enquanto que o modelo com jantes de 19" chegou aos 489 km, e o que tinha jantes de 18" se prolongou até aos 518 km.


É uma diferença de 37 km que não deverá ser negligenciada, especialmente por quem pretender usar o carro para viagens longas e der preferência a ter um pouco mais de margem de manobra em termos de autonomia do que dar prioridade ao aspecto estético do veículo (assumindo que prefere o aspecto do carro equipado com jantes grandes).

Além do mais, bem sabemos que a maioria das estradas nacionais não são muito generosas para jantes grandes com pneus de baixos perfil, pelo que também há esse factor a ter em conta. Dito isto, se algum dia tivesse que optar por um Model 3 Performance... sacrificava os 37 km e ia para as jantes de 20"! :)

3 comentários:

  1. Hás-de ver os preços das pneus de 20" 😏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos do que pago pelos meus run-flat de 18"... :(
      https://www.pneus-online.pt/pneu-auto-235-35-20.html

      Eliminar